~*~ Quando eu era Pequenina ~*~

e outras coisas de que me lembro...

18 setembro 2009

E depois foi assim...


Numa madrugada fria e chuvosa de Janeiro, apeteceu-me nascer.

Enquanto o meu pai se metia no carro, para ir buscar a tia enfermeira-parteira que morava a uns quilómetros, só para "verem" o que se estaria a passar, o meu tio, então com dezasseis anos e mais tarde por mim baptizado como Tjá, achou que, melhor do ficar a roer as unhas com o pânico, seria ficar, entre contracções, a contar anedotas à minha mãe.

Assim, nos primeiros momentos, o cenário oscilava entre o rir agarrada à barriga e o suplicar, agarrada à mesma:

Ó mano, espera aí que vem lá outra! - contracção, claro!

Entretanto, a minha avó materna prestava grande auxilio e agarrada ao roupeiro do quarto gritava:

Ai filha, espera! Ai filha, espera!

O meu avô, esse sim, comportou-se como um Homem. Agarrou no sobretudo e nos chapéus - o de chuva e o outro de que tanto gostava - e abalou para a estação de comboios! Eram para aí umas três da manhã. Pormenor: o primeiro comboio passava às seis da manhã.

Melhor, melhor, foi quando o fabuloso Fiat 600 do meu pai decidiu parar em plena estrada, a caminho de Lisboa... Eram para aí umas duas e meia da manhã...

Telemóveis, trânsito... pois!

Pois é, mas caso não saibam, os anjos da guarda por vezes fazem serviço cá por baixo. Para que conste, o meu, à data dos factos, tinha um táxi. E não é que passou por aquele lugar onde, ainda hoje, às duas e meia da manhã, num dia de semana, só passam dois tipos de almas: as penadas e as a penar.

Quando a tia enfermeira-parteira lá chegou, finalmente, apenas para "ver" o que se estaria a passar, já só havia tempo para o Ponham a panela ao lume!!!!

... Mas tiveram de me dar umas boas, para eu conseguir chorar!


Sem comentários:

Enviar um comentário