~*~ Quando eu era Pequenina ~*~

e outras coisas de que me lembro...

24 setembro 2009

A Familia do Alfaiate



Desde muito pequena que sempre adorei jogar. Em bom rigor, justiça lhes seja feita já que nunca foram de jogos entre pares do seu tamanho, esse gosto foi em muito estimulado pelos meus pais.
Se é verdade que desde sempre existiram brinquedos, embora durante séculos tivessem sido um luxuoso privilégio de uma parca elite, é também verdade que foi pela década de ´70 que os chamados brinquedos educativos tiveram o seu boom, por estas bandas à beira do Atlântico plantadas. Por essa altura, já nem era tanto o preço - ainda assim um factor significativo numa abundante população remediada (e pouco) - o factor diferenciador das crianças que lhes tinham acesso. O que mais determinou na época o acesso a tais brinquedos, foi uma geração de pais cada vez mais atentos e presentes na vida dos seus filhos. Como foram os meus.
Relembro com perfeita nitidez os momentos de cumplicidade, jogando no chão alcatifado a rosa do meu quarto, sobretudo, em noites de Verão em que a ventoinha não era suficiente para apaziguar o sono e as janelas abertas à cálida aragem eram um convite às melgas, para um banqueteamento nocturno.
Dos muitos jogos que aqui trarei memória, este era um dos meus favoritos e esta a família (vá-se lá imaginar porquê!) que mais gostava de construir.
O jogo das famílias. Um espelho perfeito da sociedade e mais ainda da mentalidade da época. Quase em Estado Novo. O baralho, claro.

Sem comentários:

Enviar um comentário